Apaf lança projeto Acolher para crianças e adolescentes com doenças do fígado

A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes do Fígado (Apaf) está desenvolvendo mais um importante projeto voltado para crianças e adolescentes que enfrentam doenças hepáticas. Fomentado pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA), o projeto Acolher vai oferecer acolhimento psicossocial e atividades de educação, cultura e lazer na Casa de Acolhimento da instituição, localizada no bairro de Santo Amaro.

O projeto “Acolher” foi criado para amenizar os impactos do tratamento, especialmente para aqueles que são acompanhados pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e aguardam por um transplante de fígado na Casa de Acolhimento da APAF.

“Percebemos a necessidade de ir além do tratamento médico, oferecendo um espaço de acolhimento que garanta às crianças e adolescentes, e suas famílias, o acesso a direitos fundamentais como a educação, a cultura e o lazer. Nosso objetivo é tornar o processo de tratamento menos traumático e fortalecer os vínculos familiares, contribuindo para a recuperação integral de cada um”, ressalta o presidente da Apaf e hepatologista, Cláudio Lacerda.

A iniciativa conta com a doação do Banco do Brasil, da farmacêutica Takeda e do Grupo Parvi, por meio do Imposto de Renda, além de diversas outras empresas que se engajaram. “São organizações que acreditam no nosso propósito e nos ajudam a garantir mais dignidade a essas famílias que chegam de diversas regiões não só do nosso estado, mas também de outras partes do Brasil”, completa Cláudio. A Zoom Social liderou a captação dos recursos.

INSTITUIÇÃO- Anualmente, a Apaf realiza cerca de 15 mil atendimentos, sendo 18,5% deles voltados para crianças e adolescentes. Entre os serviços oferecidos, a associação presta atendimento de orientação e apoio sociofamiliar e assistência médica o ano inteiro. As famílias atendidas, em geral, enfrentam condições de vulnerabilidade. A instituição oferece estadia e refeições gratuitas em sua Casa de Acolhimento para que os familiares possam acompanhar os pacientes no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Contatos: @amigosdaapaf (Instagram) e 81 9 9649-0114 (telefone).

Deixe uma resposta